Sobre o projeto Cálculo Vivo
O Cálculo Vivo surgiu de uma vivência pessoal profundamente transformadora. Desde o ensino fundamental, tive o privilégio de acompanhar e ajudar meu irmão nos estudos. Diagnosticado com dislexia, ele enfrentava grandes desafios com leitura, escrita e interpretação. Com paciência, persistência e estratégias adaptadas, conseguimos juntos superar esses obstáculos. Ver sua evolução foi o primeiro grande impulso para minha paixão pelo ensino.
Ao longo da escola, essa chama só cresceu: comecei a ajudar colegas em semanas de prova, revisando matemática com eles, e descobri que ensinar me fazia aprender ainda mais. Na faculdade, esse movimento se intensificou até que surgiu a oportunidade de dar aulas no Cursinho da FEI, um projeto social voltado para estudantes de escolas públicas de São Bernardo do Campo.
No cursinho, lecionei tanto Álgebra quanto Geometria, sempre buscando formas criativas de reforçar o conteúdo: jogos da memória, desafios com kahoot, atividades interativas – tudo para motivar os alunos a enxergar a matemática de outra forma. Foi nesse ambiente que amadureci a ideia de um dia me tornar professor universitário. O Cálculo Vivo é um passo importante nessa trajetória.
Hoje, a proposta do projeto é levar essa mesma essência – de acolhimento, clareza e estímulo – a todos que estão enfrentando os desafios do vestibular ou iniciando na área de exatas. Aqui, o conhecimento é tratado como algo dinâmico, que se constrói com propósito e curiosidade, desde a base. Por isso, o nome: Cálculo Vivo, porque a matemática, quando bem ensinada, pulsa, se transforma e faz sentido na vida de cada aluno.